Há mais ou menos cinco anos faço caminhadas quase que diárias (nos intervalos de minhas inúmeras viagens), ora matinais ora vespertinas e sempre passo diante de uma pequena farmácia perto de onde moro, entro e confiro meu peso na balança.
Sempre falo para meus amigos que nunca faço regime... Apenas permaneço atento e este é o meu pequeno segredo.
Sou louco para ser cliente daquela pequena farmácia. Sei que ela deve ter um preço maior que os concorrentes, as grandes redes.
Mas não consigo comprar lá... Ele não quer me vender. Toda vez que entro para conferir o meu peso, o dono (o dono, não o funcionário) ou me trata com desprezo, ou faz de conta que nem vê, ou está ligado na Internet, ou está carrancudo e sequer devolve o cumprimento de um bom dia.
Pessoas assim ficam reclamando que não conseguem crescer, que apenas sobrevivem... Reclamam que as grandes redes estão tomando o mercado.
E realmente estão mesmo... Uma unidade de uma grande rede instalou-se bem em frente a esta pequena farmácia...
O único diferencial competitivo que ele poderia ter que seria o atendimento, o entusiasmo, o serviço, a cordialidade, o conhecimento de sua clientela, ele está jogando para o espaço.
Em breve, pelo que sinto, infelizmente ela poderá ser mais uma unidade da Farmaciassauro... Não se ambientou aos novos tempos e sucumbiu.
Se compararmos a história de Davi e Golias, veremos que o pequeno Davi, além de todos os preceitos da história bíblica, venceu o gigante porque ousou, porque acreditou no seu mercado, a cabeça do gigante que era tão grande a ponto de ser impossível errar a tacada.
Muitas empresas estão perdendo clientes todos os dias por problemas de mau atendimento. Não tem carinho por seus clientes, nem por aqueles que são fiéis por anos, não dão a menor bola... Só vão chorar depois que perder e este é o erro.
Vejo agências de publicidade, escritórios de contabilidade, alguns shoppings, atacados, lojistas, consórcios, concessionárias de veículos e automotores, indústrias, muitas outras atividades com pessoas com este perfil de que o cliente não passa apenas de cliente...
Não treinam, não persistem no treino e na educação, esquecem rapidamente que o cliente é o rei, que ele é quem traz as divisas, que paga as nossas contas e solidifica o nosso sucesso.
A reflexão de hoje é: Olhe-se no espelho, coloque sua empresa no espelho... Veja para onde está indo, veja se apenas está murchando a barriga (mentindo para si mesmo) ou vendo o tamanho da “barriga” e tomando providências.
Para finalizar, vamos sempre recordar que 96% não reclama... Apenas muda. Fique atento.
Autoria:
Gilcler Regina