Estamos vivendo um momento bastante importante em nossa cidade e região, há muitos empregos, excelentes oportunidades de trabalho com remuneração atrativa, mas ao mesmo tempo estamos sofrendo algo comum em outros centros. Falta mão de obra qualificada, falta profissionais dispostos a enfrentar esse novo mercado de trabalho, extremamente exigente. Verificamos que o índice de procura de pessoal supera o índice pela procura de emprego. Isso parece inusitado, tanto se fala em desemprego, e de repente fala-se que faltam pessoas para trabalhar.
Me pergunto, o que esta havendo? E logo penso em duas questões: não fomos preparados com antecedência ou as pessoas também não estão muito preocupadas em buscar formação? Acho que as duas respostas estão certas. Porém agora não é hora de lamentação, é hora de ação. Tenho visto anúncios de cursos oferecidos por instituições I serem ofertadas à comunidade e o que percebemos é que sobra vagas em muitos cursos. O que o nosso povo está esperando? Cadê os jovens e os também não tão jovens desta cidade? É preciso arregaçar as mangas, sair da acomodação, e buscar qualificação, caso contrário você e ou alguém da sua família ficará desempregado.
As empresas buscam hoje pessoas com um novo perfil, isto é, aqueles que estudem, que busquem aperfeiçoamento profissional contínuo, pessoas arrojadas, criativas e acima de tudo disposta a enfrentar novas situações de trabalho, que trabalhem em horários diurnos, mas também noturno, afinal o mundo não para mais.
Nossa cidade não é a mesma, estamos em plena evolução industrial, e o diferencial é que estamos em condições muito melhores de vida que as grandes metrópoles, de onde essas empresas vieram. As empresas investem em seus profissionais, há programas de Qualidade de Vida no Trabalho, há incentivos aos seus colaboradores, planos de benefícios altamente atrativos. Sim, precisamos reconhecer que nem tudo é maravilhoso, há falhas em liderança, os salários nem sempre são tão atraentes, mas o importante é que geram empregos para a família inteira, homens e mulheres tem tido oportunidades de melhorarem sua renda familiar.
Vamos aproveitar este momento de empregos natalinos para demonstrar nossas habilidades, talvez você tenha muitas competências que o comércio e as indústrias necessitem. Busque o seu lugar no mercado de trabalho...
Estarei aqui torcendo por você!
Edilene de Freitas Camargo, é Psicóloga Organizacional e do Trabalho, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, professora universitária e consultora da Evoluir RH Consultoria Empresarial.